04 setembro, 2006

A relatividade

De todas as coisas relativas, o tempo é a mais. Incrível como os bons filmes duram sempre, no máximo, 15 minutos, enquanto os ruins duram algo como dois ou três dias. A globo, no entanto, tem a fórmula do tempo perfeita: as novelas.

Todos os dias, vendo novelas, as pessoas sentem que elas vão acabar, sentem que começou a exatamente uma hora. É essa a perfeição a que a Globo conseguiu chegar. Bicho do Mato, a novela mais assistida do Brasil, segundo o Roberto Justus, dura umas longas semanas cada episódio, não me sinto confortável assistindo.

Já "O Senhor das Armas", por exemplo, caberia setecentas vezes dentro de um "Desafio Radical". Ou mais, não calculei direito porque dormi durante os esquiadores.

O problema está, eu acho, na palavra "radical". Qualquer filme "radical" é ruim e longo demais. Se o nome do filme fosse puramente "Desafio" seu tempo seria reduzido a umas quatorze ou quinze horas. "Manobra Radical", independente do nome que assumisse, não ficaria mais curto jamais.

É por isso que tantas pessoas morrem cedo. Enquanto elas vivem duas horas assistindo "Limite Vertical", perdem nove horas de vida.

Velozes e furiosos?, você me pergunta: morte instantânea.

Nenhum comentário: