26 fevereiro, 2007

Os melhores políticos do mundo

Eis os culpados da pobreza brasileira - monetária, cultural, intelectual. Os políticos são piores para o povo na proporção de suas qualidades, e a honestidade de um político é a mais funesta de todas as qualidades que ele pode ter. Justamente a mais comum entre os nossos políticos.

Os políticos brasileiros não têm a pretensão de esconder o que fazem. Escancaram, gritam que roubam. De fato, quem não teme falar que rouba, também não temerá roubar mais e mais e mais. Os nossos políticos são assim. E, bem, se isso não faz deles honestos, não sei o que faria.

"Político honesto não rouba", você pode afirmar. Mas afirmar que um político não rouba é um pouco precipitado. Ademais, "honestidade" não tem muito a ver com roubar ou não. Tem a ver com esconder o roubo. Não se escondem roubos no Brasil, a honestidade impera por aqui.

Em outros lugares, com políticos piores, os roubos são mais escondidos, ocultos e, às vezes, imperceptíveis. Os políticos disfarçam o que pegam do povo construindo algumas coisas que o povo não construiria, mas acaba usando. No Brasil eles não se preocupam em construir nada, porque têm vergonha de mentir, de usar as obras como disfarce para seus saques.

Quando, portanto, te perguntarem qual a qualidade mais evidente do Brasil, reponda prontamente: "temos os políticos mais honestos do mundo".

Nenhum comentário: