08 abril, 2007

Trezentos

Está passando Tróia no SBT e eu me lembrei de 300. Depois percebi que, se Clint Eastwood tivesse filmado 300, provavelmente filmaria ao mesmo tempo um outro filme, chamado "Os Imortais", que contaria a história pelo ponto de vista dos Persas.

Leônidas seria considerado um herege e um covarde, que precisou encurralar o nobre exército de Xerxes para tentar - em vão - vencê-lo. A Oráculo não seria subornada: ela estaria certa, teria realmente o apoio dos deuses ao tentar impedir a guerra. Os espartanos seriam presunçosos, malignos e egoístas, incapazes de emprestar um pouco de terra e água. A invasão persa seria considerada uma guerra justa, liderada por homens de honra contra os trezentos malvados guerreiros demoníacos de Leônidas - e talvez Dílios fosse um monstro com lâminas no lugar dos antebraços.

Acho que só notei isso porque não consigo, enquanto vejo Tróia, deixar de torcer pelos troianos, que sempre me parecem ter mais razão que os gregos - e Homero não queria que pensássemos isso quando escreveu a Ilíada. E Tróia não deixa de ser um bom filme porque "explora o outro lado". Talvez fosse bom se lançassem uma versão de 300 liberada pelo governo iraniano. Mas não tão bom quanto a versão original.

Nenhum comentário: