19 março, 2008

Four out of nine

E só um valeu a pena.
___
Então estou lendo Nine Stories. Chamem-me de imbecil, mas só a quarta história - última que li até agora, The Laughing Man - realmente me agradou. As outras me pareceram meio despropositadas, meio insossas (e sim, eu sei que é Salinger, que as coisas são sempre meio despropositadas com ele, mas a fórmula não me pareceu funcionar nas primeiras histórias, porque a parte contemplativa, geralmente dividida com o leitor, exigiria mais espaço que os contos permitiram).

As três primeiras histórias me decepcionaram completamente, até o ponto de eu querer desistir do livro. Na quarta eu estava de volta ao livro, com a certeza de que Salinger jamais fará um livro à toa, e que se ele fizer um mais eu devo comprar e ler também, que eu vou ficar feliz e saber que não foi uma perda de tempo. O Apanhador não foi, Seymour não foi, e Nine Stories, embora tenha começado parecido com perda de tempo, mostrou-se agradável depois da página oitenta. Franny and Zooey vai ser ainda melhor, tenho certeza, e o mundo estará feliz enquanto Salinger existir, e, quando ele se for, continuará feliz por ele ter existido um dia.

Nenhum comentário: