22 junho, 2007

Por favor, não me respeite

"Respeito sua opinião" é a pior forma de discutir. É como se todas as coisas da vida fossem opiniões: "na minha opinião o nazismo é bem ruim, mas se você não acha, fazer o quê? Respeito sua opinião, mas discordo".

Acho que é esse respeito excessivo que acaba com qualquer possibilidade de um bom debate, essa necessidade de tentar se proteger protegendo o outro numa discussão. O povo parece perder a mão na moderação sempre, e acaba respeitando opiniões demais, como se "certo" e "errado" fossem sempre nuances ou pontos de vista. É por isso que o debate acadêmico não serve pra nada: todos estão sempre respeitando as opiniões alheias, todos são incapazes de combater a origem do erro e combatem apenas a estética dele "ah, mas a sua opinião é tão feia, na minha opinião".

As discussões não servem pra mudar a opinião de ninguém, porque todas elas são respeitáveis "assim, eu acho que dois mais dois são quatro. Se você discorda, fazer o quê?". Esse pensamento preguiçoso é o responsável por tanta presença de idéias tortas no ensino superior: aqueles que estavam certos aceitam que sua certeza é apenas opinião e passa a ser conivente com todos os erros que vêem. "Ah, mas tal professor é de uma corrente que acredita que o assassinato é algo justo. É uma corrente filosófica válida".

Não posso pedir pelo mundo, não tenho essa autoridade, mas peço em meu nome, com humildade o bastante pra reconhecer que erro: se quiser me convencer que estou errado, não respeite minha opinião, destrua. Não leve minhas idéias em conta, prove que elas não valem. Ou simplesmente não discuta comigo, que não me agrada discutir no vazio.

Nenhum comentário: