28 outubro, 2007

Si nous résistons a nos passions, c'est plus par leur faiblesse que par notre force

Não tenho a menor noção do que significa, só sei que é La Rochefoucauld e deve ser bonito.

Ok, mentira. Dá pra entender por analogia com o português. Mas eu sempre quis citar algo que não entendo - o que significa que eu logo, logo citarei algo de Hegel pra vocês.

Brincadeirinha, eu só citaria algo que alguém, pelo menos o autor, pudesse entender.
____
Mudando de assunto, quinta-feira eu li "O Hobbit". É como uma história de Mark Twain, mas com anões no lugar das crianças. E definitivamente menos engraçado. Mesmo assim, é um bom livro, rápido como devem ser os livros infantis, e não tem magias sendo jogadas a cada instante, o que o torna agradável até a não-nerds como eu. A única dica que dou para a leitura é: pensem por analogias, porque não fica legal imaginar que Gandalf, o mago sábio, é um mago sábio de verdade - ele acaba parecendo extremamente chato. Para explicar a estranha superioridade de Gandalf imagine-o como um pai ou um tio que ajuda os sobrinhos na brincadeira e depois vai embora e deixa os moleques brincando sozinhos. Quando a brincadeira passa dos limites, lá está titio de novo, controlando a bagunça. Se você tem uma dificuldade por não ser nerd, é uma boa forma de enganar seu cérebro com analogias obviamente falsas, mas nem por isso desinteressantes.
____
Falando em nerds, vi Superbad hoje pela segunda vez. Ri tanto quanto da primeira vez, a cabeça doeu, mas continuo com a impressão chata de que eu sou muito parecido com o Evan - o que faz de mim um semi-retardado no quesito mulheres. A única diferença óbvia entre ele e eu é que eu não bebo. E ele usa roupas mais legais - o que me eleva à categoria de retardado total. Mas eu sou totally cute, pelo menos - e um dia terei uma Becca inteirinha só pra mim.

Ainda Superbad, ignorem todos os imbecis que comparam o filme a American Pie ou similares. Farei uma analogia que não me parece indigna do filme nem do objeto de comparação, não se afobem. Lembram quando Manuel Bandeira escreveu "Os Sapos", único poema dele que conheço e gosto? O poema tem métrica perfeita, rimas difíceis e... é anti-parnasiano. Superbad tem adolescentes, virgindade e é... o anti-filme adolescente. E incrivelmente engraçado.

Nenhum comentário: