20 abril, 2007

A questão

O que importa não é ser de esquerda ou de direita, o importante é estar certo.

Algumas pessoas legais, muito legais, inclusive, começam a defender idéias erradas só porque a esquerda defende a idéia contrária. É como aceitar que Scarlett Johansson é feia só porque Fidel Castro se engraçou dela: estúpido.

Exemplo: Guerra do Iraque. Diogo Mainardi, um cara muito legal, defende a Guerra do Iraque. Aposto que ele sabe, como eu, que guerras, e me refiro a todas as guerras menos às Termópilas, são ruins, erradas, estúpidas e, em última instância, comunistas - pois exigem que o Estado jogue tropas para matar indivíduos, às vezes pacíficos, com a desculpa de ser melhor para o mundo. Mas como Emir Sader e Zé Dirceu são contra - talvez por algum motivo estúpido, o que não vem ao caso -, Mainardi insiste que os Estados Unidos estão certos quando invadem o Iraque (e, suponho, ele diz isso mais para apoiar os EUA que para atacar o Iraque, algo no mínimo esquisito quando se fala de Guerra: "os EUA estão certos porque, apesar de terem iniciado a agressão, são o país mais livre do mundo").

So? Que tipo de liberdade têm os americanos? A liberdade de invadir cada casa do planeta alegando pra isso que nas nossas casas não somos democráticos? De impor democraticamente o regime que eles acham perfeito, apesar de nossas vidas não influírem em nada na deles? Pois que invadam minha casa com tomahawks, porque lá não temos votação quanto ao menu do almoço, não somos democráticos quando vamos ao supermercado nem decidimos por voto quem lavará a louça ou em que canal ficará a televisão. Meus pais são soberanos, verdadeiros ditadores.

Então, muito triste, com o coração apertado, partido em milhões de pedacinhos (e todos eles sem direito a voto), vejo-me obrigado a concordar com Zé Dirceu, Lula, Sader e Frei Betto, e discordar do Diogo Mainardi. O mesmo vale se Mainardi me chatear com comentários negativos sobre a aparência da Scarlett.

Agora, com licença, vou assistir Lost in Translation com o Palocci.

Nenhum comentário: